A antecipar o álbum “Dias Em Branco”, produzido por Miguel Vilhena e com edição prevista para Abril, Jasmim lança o single “Verdes Campos”.
Nas suas palavras, a canção “fala sobre um pintor que encontra, na natureza que o rodeia, o motivo para a sua pintura, para a sua obra. No fundo, é uma ode à beleza, à natureza, à contemplação e ao processo artístico. E descreve alguém que se deixa deslumbrar pela paisagem que o rodeia.”
“Verdes Campos” surgiu numa residência artística que Jasmim fez no espaço cultural O Serra, em Leiria, onde passava os dias a olhar pela janela, a fazer longas caminhadas pela natureza e a falar com o pintor que trabalhava no atelier por baixo do seu quarto.
Conta Jasmim: “Acabei por passar muito tempo nesse atelier, a vê-lo pintar, a preparar as telas, a misturar os pigmentos e a folhear os seus livros de pintores que tinha lá no estúdio. Na parte da gravação, queria que esta mensagem, muito simples, transparecesse da forma mais crua, o menos editado possível.”
Por isso, “Verdes Campos” foi gravada num só take, para preservar ao máximo a essência da letra e a simplicidade da canção.
(Foto: João Hasselberg)
João Pedro Bandeira