“Choradeira” é o single de apresentação de Ela Li , nome artístico de Rita Laranjeira.
Mas esta cantora, compositora, fotógrafa e cineasta lisboeta já é nossa conhecida. Tem sido uma presença constante ao lado de Pedro de Tróia, Mirror People, Maria Reis e Flak e colaborou, por exemplo, num álbum dos The Happy Mess.
Em 2019, participou no Festival da Canção em 2019, sob o nome de Ela Limão.
Na escola teve uma banda de covers dos Metallica. Depois disso, cantou em coros, teve outras bandas, cantou bossa nova em casamentos, até cantou música clássica no conservatório.
Entretanto, sempre fui escrevendo e compondo, viveu em Itália e no Uruguai, e viajou bastante sozinha.
Fui uma mistura de vivências e experiências que lhe deu vontade de finalmente, aos 30 anos, pôr para fora o que lhe vai lá dentro.
“Choradeira’ foi escrita e produzida pela própria em colaboração com Tayob J. A música é um manifesto à aceitação da dor como parte natural do processo de superação, uma aprendizagem que nos torna mais fortes e permite criar algo maravilhoso em seu lugar. Diz ela que “é um pedido seu para que alguém a leve. Mas quem lhe responde é a dor, é a dor que fala com ela.”
Este single é apenas o começo da jornada de Ela Li em nome próprio, que levará à edição de mais singles até ao lançamento do álbum de estreia ainda este, que se chamará, precisamente, “Choradeira”.
João Pedro Bandeira