“Cura” é o primeiro single do EP de estreia, a lançar no final de Novembro, dos Monte Branco, banda que nasceu no Porto no início do ano.
Formados por João Pinto, Mário Moreira, Rui Miguel, Luís Zandré e Gonçalo Palmas, os Monte Branco resultam da convergência de músicos habituados a outros ambientes sonoros e que encontraram no indie pop o lugar comum.
A matriz deste EP de estreia constrói-se à volta do dream pop e soft rock pincelados com o revivalismo dos sintetizadores dos anos 70 e 80. Foi gravado entre o Porto e Lisboa e contou com a produção de Miguel Nicolau, produtor que já colaborou com JP Simões, Memória de Peixe, Golden Slumbers e Monday, entre outros.
O single de apresentação, “Cura” é um desabafo em discurso direto que nos envolve na dicotomia entre a “necessidade básica vs. adição” em relação aos sonhos.
A cura afigura-se como a paz para esta inquietação.
O protagonista desta história relata-nos sobre as suas escolhas e sobre as imposições por força das circunstâncias que condicionam as suas expectativas e agravam esta dualidade de sentimentos em relação aos seus sonhos, que ora são fundamentais para viver, ora atrapalham o seu percurso.
João Pedro Bandeira