Com o fim dos fantásticos Heróis do Mar, uma das mais brilhantes, saudosas e revolucionárias bandas nacionais dos anos 80, dois dos seus membros – Rui Pregal da Cunha e Paulo Pedro Gonçalves – criaram os LX-90. Ao duo, juntou-se Tó Pereira (conhecido por DJ Vibe), Nuno Roque e António Garcia.
Deste projeto, apenas um disco foi editado, em 1991, de título “Uma Revolução Por Minuto”. Mais uma marca de originalidade, um disco que abria com o tema que mais ficou na memória, “Dah Wah”. O álbum ainda teve uma edição em inglês mas a banda não teve continuidade.
Agora, 32 anos, depois os LX-90 estão aí, de volta para se apresentarem em palco e com formação reforçada. A Rui Pregal da Cunha, Paulo Pedro Gonçalves, Nuno Roque e DJ Vive juntam-se João F Gomes e Samuel Palitos. Da equipa original, só não faz parte o baterista António Garcia, também conhecido por Nini.
Para assinalar este regresso, neste 2023 de todos os regressos, os Lx-90 editaram um single: “Viver Na Lua Não É Fácil”. O tema, escrito por Paulo Pedro Gonçalves, já tinha anteriormente sido gravado no álbum de 2019, “A Guitarra A Tocar”, de Fernando Cunha, conhecido guitarrista sobretudo dos Delfins e Resistência. Naturalmente, “Viver Na Lua Não É Fácil”, com os Lx-90 e a voz de Rui Pregal da Cunha ficou com uma sonoridade diferente.
João Pedro Bandeira