A lírica de Camões está na base do novo álbum de Lina, produzido por Justin Adams e que será editado mundialmente a 19 de Janeiro de 2024 por uma editora alemã, no ano em que passam 500 anos sobre o nascimento de Luís Vaz de Camões.
O disco conta com fados tradicionais e também originais da autoria da própria cantora.
Após “Desamor”, está aí um segundo single em antecipação. Chama-se “O Que Temo e O Que Desejo”, é um encontro poético entre a Vida e a Morte na música do “Fado Triplicado” de José Marques e tem versos do poeta adaptados por Amélia Muge.
Lina refere que “a Vida e a Morte são irmãs, assim como as nossas línguas. Camões juntou o português e o galego na sua poesia. Eu quis juntá-lo ao canto e à tradição. Fundir as vozes, o estilo, a língua. Do mais antigo ao mais recente. Tornar Camões popular “.
Por isso, convidou o espanhol Rodrigo Cuevas, um dos nomes mais importantes da nova geração, para participar no tema e diz não poder estar mais feliz com o resultado.
Rodrigo Cuevas, admirador de Lina, declara-se muito contente, referindo que foi um enorme privilégio “ter-se abeirado assim do folclore e da canção portuguesa e está muito agradecido por ter tido esta oportunidade”.
Lina conhecemo-la primeiro como Carolina, em dois discos, um de 2014, outro de 2017 e depois simplesmente Lina, no álbum “Lina_Raül Refree”, de 2020, que a juntou ao músico catalão Raül Refree, e que lhe valeu o Prémio Carlos do Carmo, da Sociedade Portuguesa de Autores.
Neste seu novo disco, Lina é acompanhada por Pedro Viana (na guitarra portuguesa), John Baggott (piano, teclas e arranjos) e, em dois dos temas, Ianina Khmelik (violino).
João Pedro Bandeira