A história de amor do trofense João Marques com a música começou aos 14 anos mas foi na medicina, a sua outra grande paixão, que se profissionalizou. Atualmente, exerce medicina na Unidade Local de Saúde do Médio Ave.
Só agora, aos 41 anos, prepara-se para editar o primeiro álbum de originais onde assina letra e música de um conjunto de 10 canções.
Como refere João Marques: “Somos feitos de sonhos. Nascemos a sonhar e sonhamos toda a vida.(…) E, um após o outro, os sonhos vão sendo guardados numa gaveta, à espera do momento certo, que pode nunca chegar.”
E pergunta; “E se, aos 41 anos de idade, um médico, pai de família, que ousou ir atrás de um sonho guardado na gaveta, há mais de 20 anos, acordar e ouvir a sua música a passar na rádio? Somos feitos de sonhos e, se nos permitirmos sonhar, como quando éramos crianças, quem sabe se, um dia, eles não se tornam mesmo reais?”
E tornou-se real. Está aí “Asas”, o single de apresentação e a faixa-título desse álbum a editar ainda este ano.
“Asas” é uma canção que remete para o primeiro amor e para os sentimentos que se julgam eternos nessa altura da vida onde o para sempre é inquestionável.
É uma balada que serve também como porta de entrada para o universo musical de João Marques onde a emoção se funde com a maturidade e solidez de alguém que esperou pelo momento certo.
Em 2020, no âmbito da pandemia, João Marques, que é também vocalista dos Cão Voador, viu uma música criada por si viralizar.
João Pedro Bandeira