Dentro de um mês, no próximo dia 3 de Março, com produção da própria Carminho sai o seu sexto álbum, de título “Portuguesa”. Traz 14 temas, entre os quais, “fados tradicionais originais” compostos por Carminho, como por exemplo “As flores” (fado Flores), no qual assina música e letra.
Em “Portuguesa”, Carminho canta também outros autores, como Marcelo Camelo, Luísa Sobral, Rita Vian ou Joana Espadinha. O disco demorou quase três anos a fazer e foi gravado, sobretudo, em dez dias, num estúdio em Lisboa, em Março de 2022.
“O Quarto” foi o tema escolhido para primeiro single e é a faixa de abertura do disco. Carminho quis começar este novo capítulo referenciando a história do fado, em particular, a mestria inspiradora de Alfredo Marceneiro, na composição dos seus próprios fados tradicionais.
Como ela diz: “construir um repertório próprio, praticando diferentes combinações dentro de uma mesma tradição, é algo que a desafia.” É a história que tem vindo a escrever, as suas origens, influências e a música em que se revê.
João Pedro Bandeira