Jorge Fernando compôs, Fábia Rebordão e o brasileiro Ney Matogrosso deram a voz: “A Nossa Guerra” é a primeira amostra do novo e 4º álbum da fadista, a editar em Março.
Este dueto ganhou forma após um encontro entre Fábia Rebordão e Ney Matogrosso no Rio de Janeiro, por intermédio de Paulo Mendonça, Presidente da Academia Brasileira de Cinema.
É ele que conta que este feliz encontro de almas que se gostam e se admiram teve lugar na sua casa, numa noite de muita música regada a um bom vinho alentejano. Mais tarde, em Lisboa, o reencontro serviu para estreitar ainda mais os laços de uma fraterna amizade.
Fábia Rebordão diz-se “sem palavras para descrever o privilégio de poder partilhar este tema lindíssimo com Ney Matogrosso”. Ney reage dizendo que a canção está maravilhosa.
Jorge Fernando, o autor de “A Nossa Guerra”, feliz com este encontro, diz que “ambos ‘vestem’ maravilhosamente a simplicidade da canção, entrelaçando vida e magia com os seus cantos tão particulares…” E explica que o tema conta uma história tão comum e próximo das nossas vidas e a tantas outras por esse mundo fora, onde se refere que “…Não há paz nos nossos corações, nem sinais de tréguas sobre a cama…”.
“Por outras palavras, o que foi já não é, e do que foi, apenas resta a coragem, ou mesmo, a falta dela para quebrar laços e seguir em frente… E assim, se esvai a vida em resignação consigo própria. ”
“A Nossa Guerra” conta com André Dias na Guitarra portuguesa, Kapa de Freitas no baixo e Pedro Soares na Viola.
João Pedro Bandeira