“Reunião de Condomínio”, a editar em Setembro, é, após “O Coreto” de 2021, mais um álbum que junta a música de Rogério Charraz às palavras de José Fialho Gouveia. O letrista explica que este é um álbum que funciona como um prédio e em cada canção se conta a história das pessoas que lá vivem.
Uma dessas personagens é o Vitorino, que habita no rés-do-chão esquerdo e é o administrador do condomínio. Já está reformado e agora ocupa o tempo com as tarefas de gestão do prédio. Com a morte da mulher, viu agravar-se o seu problema de hipocondria – não passa uma semana sem ir ao médico e vive num constante lamento.
No disco, e neste primeiro single, a personagem de Vitorino é interpretado por Quim Barreiros, num registo diferente daquele a que estamos habituados, uma escolha surpreendente assim justificada por Rogério Charraz: “O Quim Barreiros é carismático e muito genuíno naquilo que faz. E depois há nele um lado castiço que encaixa na perfeição nesta personagem. Foi a escolha ideal para dar voz ao nosso administrador do condomínio”.
O álbum, que vai contar com ilustrações de Samuel Uria, apesar de distinto do anterior, tem um ponto de ligação com “O Coreto”, que para já, fica no segredo dos autores.
João Pedro Bandeira