O single “Saudades da Minha Aldeia” é uma homenagem de Ruben Portinha ao seu pai, o poeta popular José Campos Portinha. O tema faz parte de uma coleção de 14 canções que compõem o novo álbum do músico, de título “Conterrâneos”, todas compostas por si e com poemas do pai, interpretadas por vários cantores.
No disco, encontramos temas interpretados por nomes como José Cid, Rogério Charraz, Amélia Muge ou Sebastião Antunes e, neste caso, um dueto do próprio Ruben Portinha com Ana Laíns. Convidar esta fadista algo intuitivo. O músico diz que a voz dela surgiu logo no seu inconsciente quando começou a fazer a canção. “É uma artista incrível, alguém que admiro muito e cujo trabalho merece todo o reconhecimento.”
Por seu lado, Ana Laíns, que aceitou imediatamente o convite, refere que poderia ter aceitado exclusivamente pelo carinho e respeito que tem por ele, mas quando conheceu o projeto e soube das suas intenções em homenagear assim o pai, sentiu uma empatia imediata.
“Saudades da Minha Aldeia” foi o começo de tudo, o rastilho que originou a ideia de fazer um álbum inteiro. Na verdade – explica o músico -, para além do poema, também foi o seu pai quem criou a base melódica. Ele limitou-se a aprimorá-la. O poema resume o êxodo rural e a nostalgia que se tem ao estar longe da terra que nos viu nascer.
O tema foi coproduzido por José Manuel David e, além de Ruben Portinha, na voz, cajón, baixo e guitarra acústica, conta ainda com Carlos Lopes no acordeão e Fernando Silva na guitarra portuguesa.
João Pedro Bandeira