Sfil é o nome artístico de Vicente Pontes, um jovem de 20 anos natural da Ilha da Madeira.
Ainda em criança participou, a cantar, em vários concursos musicais locais e fez formação musical até aos 9 anos.
Durante a adolescência, a música voltou a entrar na sua vida, começando a escrever as suas primeiras canções com apenas 14 anos.
Nessa altura, começou também a desenvolver interesse pela parte mais técnica do som, tendo gravado e misturado as suas primeiras músicas.
Em 2020, começou a trabalhar com Nort, produtor também madeirense e, no ano seguinte, lançou o primeiro videoclipe para o tema “Tempestade”, com a participação de Van Zee e Klosxe.
Em 2022, aos 18 anos, Sfil mudou-se para Lisboa para seguir o seu sonho mais perto do coração da indústria e estudar produção musical.
Recentemente, lançou o EP de estreia, “Raiz”, de qual faz parte o tema “Escuridão”, que surge da mudança e da saudade – um desabafo melódico e rítmico sobre a transição para a idade adulta, sobre a saída do “ninho”.
Diz que “a escuridão em si refere-se a uma fase escura da vida em que nos sentimos objetivamente tristes, mas sem vontade de mudar essa situação que, por força do hábito, se torna confortável.” No seu caso, estes sentimentos foram motivados pela mudança Lisboa.
João Pedro Bandeira