O disco que Isaura lançou em Março, “Invisível”, tinha um instrumental de meio minuto de titulo “Isso”, com um (brevemente) entre parêntesis que levantava a suspeita de ser qualquer coisa mais.
Foi a primeira canção que escreveu para o álbum e foi a última a sair, só agora. Porquê? Responde Isaura que pela melhor razão de sempre! Percebeu a meio do processo que o tema nunca lhe pareceria acabado porque se tinha tornado numa espécie de diálogo que não conseguia resolver sozinha. E remata: “É um orgulho enorme poder encerrar o disco com a arte da Maro”.
Isaura admira-a, considera que tem uma voz bonita e que comanda o seu caminho artístico, algo com que muito se identifica. E achou que era o timbre certo para esta canção.
Com música e letra de Isaura, Ben Monteiro e Alex D’Alva Teixeira, “Isso” é coproduzido por Isaura e Ben Monteiro. É ele que refere que “a canção levou tempo, teve roupa de inverno, verão e agora vive neste universo em que mais roupa arrefece, que as vozes da Isaura e da Maro criam”.
Gravaram uma ideia com a guitarra acústica no telefone de alguém e Ben Monteiro acabou a samplar pedaços de som desse áudio para criar texturas, outros instrumentos que não existem. Porque “aquele momento tinha de estar presente na forma final desta linda canção.”
A isto juntou-se a cumplicidade com Alex D’Alva Teixeira na escrita e a mistura e masterização de Filipe Survival.
João Pedro Bandeira