Tomás, simplesmente Tomás, tem 32 anos, é de Carcavelos, dá aulas de música, toca guitarra e piano e dá uns toques no baixo e na bateria.
Viveu durante 4 anos em Londres, onde teve 3 projetos musicais diferentes.
Em 2018 atravessou a Austrália, a costa oeste dos EUA e foi de Vancouver a Montreal no Canadá onde acabou por viver uns tempos.
Já por cá, desde 2023, gravou meia dúzia de singles.
Depois de ter feito uma versão de “Canção de Engate”, um novo single presta homenagem a António Variações.
Diz Tomás que tentou, com um toque seu, incorporar muitas referências, desde a parte lírica à parte sonora, das músicas do António Variações. E está bastante feliz com o resultado.
E mais: “É uma música alegre, que é muito importante para mim. Acho que passa muito bem também a parte das mensagens que o António tinha nas músicas dele. Lá fora, é bastante comum os artistas prestarem homenagem a artistas que admiram. Dessa forma, eu gostava também de trazer isso para cá e fazer o mesmo” diz Tomás, e assim surgiu a sua homenagem a Variações.
Para Tomás, seria engraçado se, através desta música, gerações mais novas que não conhecem o António Variações, ou mesmo, até os estrangeiros que por cá vivem em Portugal, pudessem passar a conhecer o seu legado através de uma música dedicada a ele.
A canção, claro, chama-se “António”.
João Pedro Bandeira