“Esta canção aconteceu para cumprir uma promessa: a promessa de escrevê-la antes de anoitecer. ”
Esta canção chama-se… “Esta Canção” e, tal como a anterior, “‘Óscar” faz parte de um novo EP que Mafalda Veiga prevê editar neste semestre com o título “Geografia Particular”.
Segundo a autora, este single diz-se a si próprio, explica-se e desculpa-se por não ter a pretensão de ser mais nada senão uma canção, por não ir salvar o mundo, nem a cidade, nem sequer a sua rua. Mas, mesmo assim, enquanto vai surgindo no papel e na guitarra, descobre que afinal tem a maior das pretensões: pretende significar o “mundo para quem foi prometida, colar-se ao seu ouvido e à sua boca e tornar-se tão sua como alguma coisa pode ser de alguém.” E, desta forma, diz Mafalda Veiga, em “Esta Canção” “tudo faz, por fim, sentido”.
O tema é acompanhado de um videoclip que parte de uma ideia sua: a casa como lugar de intimidade e de criação, os seus objetos preferidos que materializam a memória e os afetos, e a tentativa de partir dessa intimidade para a procura do ‘outro’, dos ‘outros’, e do mundo à sua volta, que olha através da antiga Super 8 do pai como quem quer poder registar e guardar cada detalhe.
João Pedro Bandeira