No dia 25 de Abril, ouvimos “Um Canto a José Mário Branco”, através do grupo vocal a capella Canto Nono que recorda a obra deste mestre através de dois temas. Um deles é “Ronda do Soldadinho”, originalmente incluído no seu primeiro single, publicado em 1969.
Este single é, para o Canto Nono, a expressão do que mais nobre a convivência com José Mário Branco proporcionou: um registo técnico ao nível vocal irrepreensível, a tradução através do canto a capella de sentimentos e emoções que a palavra do mestre exponenciava, não esquecendo nunca a sua mensagem. O tema contou com arranjos do próprio José Mário Branco.
Pioneiro da música a capella em Portugal, o Canto Nono iniciou a sua atividade no Porto em 1992 e é formado oito vozes, quatro femininas e quatro masculinas. No início deste século, teve lugar – e aprofundou-se – o contacto com a obra e a pessoa de José Mário Branco. Foi sob a sua direção que conceberam o espetáculo “Sons do Porto – A Cidade a Oito Vozes” para a ”Porto 2001, Capital Europeia da Cultura”. A cumplicidade revelada levou a que José Mário Branco assumisse a direção artística do grupo, o que ocorreu até ao seu desaparecimento físico em 2019.
João Pedro Bandeira