Muita dada à literatura e dedicada às palavras, Mafalda Veiga parte de um livro para o single “Madrid ou Pequim” .
Conta ela que um dia, há muitos anos, leu “O Outono em Pequim”, de Boris Vian. Da história louca e, muitas vezes, nonsense de que o livro trata, ficou-lhe uma memória: nada se passa no Outono nem em Pequim.
E acrescenta que “na vida acontece um bocadinho assim também, e “Madrid ou Pequim” é uma canção sobre uma relação de encontro e desencontro que talvez se tenha passado em Paris (afinal, e mesmo tendo de “engolir o Pompidou”, é essa a capital mundial do “menu” para um amor feliz e bem nutrido). Ou, quem sabe, talvez nunca tenha saído de uma geografia demasiado particular para ter nome, capital ou fronteira, como são todas as geografias dos encontros que vivemos, mais ou menos intensamente, com quem nos cruzamos na vida”.
Após “Óscar” e “Esta Canção”, “Madrid ou Pequim” é o terceiro tema revelado de um EP a editar no primeiro trimestre do próximo, de título “Geografia Particular”. E marca também uma parceria inédita com João Só. Com letra e música de Mafalda Veiga, “Madrid ou Pequim” tem arranjos de João Só e Nick Suave (ambos, responsáveis pelos instrumentos) e masterização de Mário Barreiros.
João Pedro Bandeira
(fotografia: Joana Linda)