A canção não é propriamente sobre o estado norte-americano da Califórnia. Como explica Pedro Galhoz, o homem por detrás do projeto musical Pedro e Os Lobos, “apesar do mundo estar a viver momentos altamente conturbados, a banda está em paz. A Califórnia desta canção é um ideal, um local bom e desejado por quem procura mudança, um local onde o tempo une em vez de dividir. O sol, as estrelas, o oceano, o verão, os sonhos, os momentos especiais e as promessas. Romântico? Talvez…”
Este novo tema do grupo de Almada traz também algumas novidades em termos sonoros. Pedro Galhoz diz que sempre foi fã de rock e folk psicadélico, “é terapêutico e uma grande escola musical”; portanto, recorreu aos sons de alguns sintetizadores mais retro para dar a “Califórnia” as cores que as guitarras não conseguem dar.
Adora esbanjar tempo a rodar botões de máquinas e a divertir-se com o resultado sonoro que elas proporcionam. Enfim, diz o músico que ainda se diverte a fazer música.
A acompanhar Pedro Galhoz (guitarras, teclados) estão Nelson Correia (voz), Carl Minnemann (baixo) e Rui Freire ( Tutxi ) na bateria, teclados e voz.
João Pedro Bandeira