Tudo começou com um convite que Mafalda Veiga recebeu para escrever um texto para as comemorações do Bicentenário da Vista Alegre. Só que, na sequência, a cantautora pegou na guitarra e foi construindo esse texto com música.
Quando deu por si, Mafalda Veiga tinha feito uma canção.
E essa canção ganhou metáforas e sentidos para além do primeiro impulso que a fez escrever. E por isso, para si, fez sentido editá-la por esta altura, porque há uma frase, há dois versos na canção, que dizem que a alegria é promessa para cumprir.
Mafalda Veiga diz que gostava de assumir esse compromisso consigo própria, de cumprir a alegria, e de deixar como sugestão de compromisso.
Diz a autora: “Cumpramos a alegria possível e demos às coisas pequenas que nos rodeiam o valor que elas realente têm num mundo tão conturbado e a viver momentos tão complicados. Tudo o que é pequenino e parece insignificante tem muito mais valor.”
Com produção de João Martins, “A Fonte” conta com Bruno Macedo (na guitarra), João Martins (piano e vozes) e um trio de cordas formado por Ana Ribeiro (violino), Mateusz Stasto (viola) e Nikolai Gimaletdinov (violoncelo).
João Pedro Bandeira