Do álbum “Noir”, o segundo a solo do GNR Tóli Cesar Machado, há um novo e segundo single, com letra e voz do fadista Helder Moutinho, uma bela canção de título “Sul”.
Em “Noir”, Tóli Cesar Machado regressa à sua paixão pelo cinema, num disco que nos leva a viajar pelo imaginário da estética que marcou os anos 40.
Conta o músico que o processo de criação foi tranquilo e solitário, pelo facto de quase todos os instrumentos terem sido tocados por si e a maior parte das vozes dos convidados terem sido gravadas também por si no seu home studio.
Este disco cinematográfico, onde a palavra é a prioridade, vai buscar o nome à estética cinematográfica ‘Film Noir’, um dos géneros preferidos de Tóli Cesar Machado desde que frequentou o curso de cinema,.
O fundador dos GNR vê este disco como se de uma série se tratasse, negro por vezes, mas com um final feliz em que todas as letras são muito profundas e transmitem algo, a maior parte melancólicas, muito associadas à tal estética que a que chamou ‘Noir’.
Este belo “Sul”, além da voz de Helder Moiutinho conta com um quarteto de cordas formado por Ianina Khmelik e Maria Kagan (violino) Mateusz Stasto (viola de arco) e Nikolay Gimaletdinov (violoncelo) com arranjos do quarteto de cordas e piano de Telmo Marques.
João Pedro Bandeira