“Eu Sou Assim” é um álbum duplo, de edição recente no Brasil, onde se evoca e homenageia Wilson Baptista, grande mestre do samba, nascido há 110 anos e falecido há 55. Estas 30 faixas de homenagem ao autor de mais de 500 sambas, são um “nó no tempo” nas palavras do responsável por esta iniciativa, o pesquisador, produtor e músico carioca Rodrigo Alzuguir.
Em “Eu Sou Assim” a voz do próprio artista foi recuperada por meio de registos caseiros feitos por ele num velho gravador de fita e numa demo da década de 1960. As canções, naturalmente, ganharam novos arranjos e muitas participações especiais. Uma lista extensa, onde, no meio de nomes como Dori Caymmi, João Bosco, Marcos Sacramento, Joyce ou Ney Matogrosso, surge a nossa Ana Bacalhau.
A artista portuguesa dá a voz a um dos grandes êxitos de Wilson Baptista, “Oh, Seu Oscar/A Mulher do Seu Oscar.”
Para Ana Bacalhau, foi uma “felicidade participar neste álbum de homenagem, ao lado de cantores e músicos incríveis”. No samba que interpreta, diz ter “metido a sua melhor ginga para tentar fazer justiça à canção.” E o produtor do disco, Rodrigo Alzuguir, responde que “meteu a sua ginga com categoria de mestra! Tenho certeza que Wilson Baptista estaria todo prosa”.
João Pedro Bandeira