“Ao Vivo No Estúdio de Vale de Lobos” regista canções já conhecidas de Mimi Froes, num formato diferente e mais intimista, ao vivo, claro, e perante uma pequena plateia de meia centena de pessoas.
Em dois dos temas, o dono do estúdio juntou-se à banda: Rui Veloso e Mimi Froes deram voz a “A Veia do Poeta” (da autoria dele) e “Vai Ruir”(da autoria dela).
“Cresci a ouvir Rui Veloso parece-me o clichê da minha geração – e não há nada melhor que um bom clichê,” diz Mimi Froes.
Confessa que lhe pediu uma loucura, mas “o entusiasmo foi-se construindo e pedi ao Rui que participasse em duas canções deste concerto/disco – fui imediatamente presenteada com um sim.”
Trocaram dezenas de ideias e chegaram a estes dois temas.
Mimi Froes acrescenta que: “o Rui traz diferentes vidas às costas e para cada história há um concerto, uma canção, um artista, como se a linha cronológica se fizesse através da música – acho que é o que acontece quando se gosta tanto disto. Quando terminámos as duas canções com a sua participação perguntou “e o que é que vamos cantar agora?” e a alegria serviu-se do meu olhar para fechar o concerto.”
“Vai Ruir”, tema que foi o primeiro single do álbum “Contornos”, é também o primeiro single deste registo ao vivo no Estúdio Vale de Lobos.
João Pedro Bandeira