Os irmãos Dinis e Tomás e o amigo Francisco encontravam-se frequentemente num café em Santana, concelho de Portel, distrito de Évora, para cantar modas alentejanas e outras músicas de que gostavam.
Perceberam que havia potencial para criar um projeto e, desta forma, juntaram-se a Aníbal (pai de Tomás e Dinis) para formar uma banda.
Nasceram assim, o ano passado, os Azinhaga que foram finalistas do programa The Voice Gerações.
O grupo conta com vários originais, dos quais 5 já foram lançados.
O mais recente, “Quimera”, é uma junção de reggae com pop que foi composta por Tomás e Francisco.
A musica, refere Tomás, “fala sobre uma relação com uma pessoa que o protagonista da história julgava conhecer bem. De forma metafórica, tal como a criatura mitológica “quimera” é composta por dois ou mais animais diferentes e acaba por ser difícil de definir qual é o predominante (se é que existe um), a outra pessoa na relação é alguém que não é fácil de “decifrar”.
O “protagonista” sente-se iludido por esta pessoa e, apesar de guardar sentimentos fortes em relação a ela, não quer continuar iludido nem tão pouco tornar-se parecido a ela.
Desta forma “o tempo não volta atrás”: por mais que “as coisas boas” tenham existido, não vão passar de memórias ofuscadas pelas más.
João Pedro Bandeira