De “Voltar”, seu segundo álbum, Buba Espinho dá agora destaque a “Um Dia Hei-de Voltar”, com a participação dos Bandidos do Cante, “amigos do coração, do Alentejo” como lhes chama.
Conta o músico bejense que quando a ouviu pela primeira vez, a canção, composta por Duarte Farias com letra de Gonçalo Narciso, disse-lhe muito, até parecia ter sido escrita por ele.
E considera que “é um retrato muito bonito daquilo que é o meu conceito de vida enquanto músico e ser humano. Foi perfeito poder gravá-la”.
Para Buba Espinho, “esta canção foi o que fez despertar muita coisa na minha música e na perspetiva de como olhar para a vida depois de tantas partidas. Voltamos sempre pessoas diferentes. E foi essa história que quis contar. De um jovem que parte de casa muito novo e que regressa agora um homem.”.
Recorde-se que “Voltar” é o álbum em que Buba Espinho volta a casa – para Beja, terra em que nasceu e que traz dentro de si. Um regresso sentimental, mais do que geográfico.
Rendidos desde pequenos ao encanto do Alentejo e, especialmente, às raízes e tradições do cante alentejano, Os Bandidos do Cante são Duarte Farias, Francisco Pestana, Francisco Raposo, Luís Aleixo e Miguel Costa, que juntam as suas vozes às de Buba e Eduardo Espinho, produtores do tema, que conta ainda com Manuel Oliveira, ao piano e Rodrigo Correia, no contrabaixo.
João Pedro Bandeira