A “Canção de Águas Mil” foi composta no contexto da celebração do 25 de Abril, enaltecendo o facto de hoje se poder criar sem limitações estéticas ou políticas.
O tema começou a ser ouvido em palco no mês de Abril quando Samuel Úria foi um dos artistas a participar em “Novos Cantos Novos”, da Antena 3.
No ano em que se comemoram os 30 anos da rádio e os 50 do 25 de Abril, esta série levou-nos à Fortaleza de Peniche, um dos lugares emblemáticos dos tempos da ditadura para lembrar a importância de criar – e viver – em liberdade e democracia.
Recorde-se que a 3 de janeiro de 1960, Álvaro Cunhal e mais nove companheiros de cárcere conseguiram derrotar os muros e fugir da prisão de alta segurança de Peniche.
Foi nesta atuação na Fortaleza de Peniche que Samuel Úria, acompanhado por um coro constituído por nove vozes, apresentou este tema inédito e alusivo ao 25 de Abril.
“Canção de Águas Mil” entretanto, foi, recentemente, lançado como lado B para o primeiro (e homónimo) single do disco “2000 AD”.
João Pedro Bandeira