Tem cerca de 15 anos de carreira, já participou em vários projetos discográficos, mas, só agora, Ana Margarida anuncia o seu LP de estreia.
Nascida a 9 de Junho de 1983, em Oliveira de Azeméis, no distrito do Aveiro, em pequena, a sua mãe, admiradora de Teresa Tarouca, passou-lhe o gosto pelo fado, tendo estudado piano e música clássica dos 6 aos 18 anos.
Ao longo do seu percurso académico, principalmente na universidade, descobriu o teatro musical e as músicas do mundo e integrou o elenco de várias peças e espetáculos musicais.
Em 2008, recebeu o Prémio Revelação na Gala de Fado do Teatro Sá da Bandeira e passou, assim, a cantar nas grandes noites de fado da cidade do Porto.
Andou a levar o fado um pouco por todo o mundo e, ao mudar-se para Lisboa, em 2012, começou a percorrer as várias Casas de Fado da capital.
Do disco de estreia, que vamos conhecer ainda este ano, Ana Margarida Pinto vai cantar em exclusivo, poemas de João Monge. Como é, naturalmente, o caso deste single de apresentação, “A Ver As Vistas”, com música de Pedro de Castro e onde a fadista se faz acompanhar por Bernardo Couto (na guitarra portuguesa), Bernardo Saldanha (na viola de fado) e Francisco Gaspar (na viola baixo).
João Pedro Bandeira