Quem a segue e a ouve, não estranha minimamente a afirmação: “Não sou de mais lado nenhum e tudo começou aqui. Eu sou de Chelas”.
Ela é Sara Correia, a fadista que começa agora a levantar a ponta do véu sobre o novo e terceiro álbum de título “Liberdade” a lançar no final do ano.
“Chelas” é “uma espécie de Bilhete de Identidade” de Sara Correia, apresentado a partir do bairro de onde vem, cresceu e viveu. O tema foi escrito por Carolina Deslandes para uma composição de Diogo Clemente, igualmente produtor do tema e do álbum.
Esta é a segunda vez que Sara Correia trabalha com Carolina Deslandes, compositora que já tinha assinado um dos temas mais marcantes da fadista, “Porquê do Fado”, que integra o álbum “Do Coração” (de 2020), que esteve nomeado para um Grammy Latino e foi vencedor do Prémio Play para Melhor Disco de Fado.
O tema é acompanhado de um videoclip, gravado, claro no bairro e com moradores de Chelas, e foi concebido e realizado por Carlos Marta .
“Chelas” extravasa as fronteiras do fado, tem ecos da música tradicional portuguesa, uma produção moderna, com belos arranjos de cordas e, claro, a fantástica voz de Sara Correia.
João Pedro Bandeira