Jorge Cruz, não confundir com o ex-Diabo na Cruz, é um jovem alentejano, natural de Beja, conhecido do grande público pela sua passagem pelo The Voice do ano passado onde virou 4 cadeiras depois de cantar “Meu Nome É Saudade” do seu conterrâneo Luís Trigacheiro.
Agora, lançou o seu single de estreia “Passou Tanto Tempo”.
Jorge Cruz começou muito cedo a ouvir as histórias do seu avô, que tinha uma casa de Fados em Queluz por onde passaram grandes nomes do Fado e essas histórias sempre o fascinaram.
Com apenas 10 anos, o avô começou a ensinar-lhe algumas modas do cancioneiro alentejano na guitarra e, desde então, a música não mais o largou.
“Passou Tanto Tempo” – a sua canção de estreia – surge no meio de tantas outras que começou a colecionar, mas esta tem a particularidade de conter na letra palavras escritas pelo avô, o tal que lhe deu asas para começar este caminho.
E foi por isso que a escolheu para cartão de visita.
Conta Jorge Cruz que “houve um dia, que ao jantar com a minha família, ele começou a declarar a quadra do refrão, perguntei logo ao meu avô se a podia usar numa música minha e decidi escrever o resto da letra à volta desta quadra. Esta canção carrega para mim um valor sentimental muito grande” .
“Passou Tanto Tempo” conta com as vozes adicionais dos Bandidos do Cante e Jorge Benvinda dos Virgem Suta, e produção de Eduardo Espinho.
(foto: Ana Fonseca Espinho)
João Pedro Bandeira