Muito cedo, pela mão do pai, se encontrou com o fado de Coimbra e privou com alguns dos nomes maiores da canção coimbrã.
Para João Farinha, este foi um amor que ficou para a vida, e que ganhou forma quando vestiu o traje negro de estudante da mais antiga universidade portuguesa.
Anos mais tarde, depois de uma passagem pelos corredores da Associação Académica de Coimbra, pelo Conservatório de Música de Coimbra e pelo coro masculino da Secção de Fado da AAC – Schola Cantorum, João Farinha esteve na criação do projeto Fado Ao Centro, um grupo que hoje se afirma pela defesa e promoção do fado de Coimbra, cá e no estrangeiro.
Entretanto, quer a solo, quer com outros grupos que criou, foi percorrendo novos caminhos para o fado de Coimbra.
Este é o ano de um novo álbum, “A Conta Que Deus Fez”, hoje mesmo lançado, com produção de Tiago Machado, acompanhado de um novo e terceiro single “Sorri E Amei”, um tema da autoria de Tiago Nogueira de Os Quatro e Meia que o canta também em dueto.
No tema e em todo o disco, João Farinha faz-se acompanhar por Tiago Machado (piano), Hugo Gamboias (guitarra portuguesa), Miguel Camilo (guitarra elétrica e acústica), Tiago Mourão (baixo) e Vicky Marques (bateria) e ainda um conjunto de cordas formado pelos violinistas Jorge Teixeira, Tiago Neto e Vasco Broco e por Teresa Fernandes (viola) e Adriana Estrela (violoncelo).
João Pedro Bandeira