Recentemente, ouvimo-los por aqui ao lado de Buba Espinho em “Um Dia Hei-de Voltar”.
Anteriormente, estiveram ligados ao grande sucesso “Casa” dos D.A.M.A. e, outra vez, com o amigo Buba Espinho.
Agora, um ano depois, nasce a primeira canção original destes cinco amigos de Beja.
Eles dizem que foram as duas canções anteriores que os impulsionaram a fazer também originais. E afirmam: “Trazemos o Alentejo na voz, com uma perspetiva mais atual, de evolução e transformação do cante alentejano até aos dias de hoje.”
A estreia dos Bandidos do Cante chama-se “Amigos Coloridos”, que conta com composição do grupo e de Jorge Benvinda, e coprodução da banda com Eduardo Espinho.
Com foco nas novas sonoridades, “Amigos Coloridos” traz-nos a tradição única do Alentejo com muitas influências pop, invocando sempre a identidade do Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Neste primeiro tema, a banda fala-nos sobre alguém que, ao longo de uma relação, foi criando indiferença e desinteresse, apercebendo-se demasiado tarde que a amizade “colorida” lhe traria mais felicidade que uma relação assumida com responsabilidades.
Rendidos desde pequenos ao encanto do Alentejo e, especialmente, às raízes e tradições do cante alentejano, os Bandidos do Cante são Duarte Farias, Francisco Pestana, Francisco Raposo, Luís Aleixo e Miguel Costa.
João Pedro Bandeira