A chef foi distinguida esta semana com uma estrela Michelin. Marlene Vieira, com o Marlene, em Lisboa, tornou-se assim na primeira chef mulher a liderar uma cozinha que vence uma estrela Michelin, em 30 anos.
“É um marco que vai marcar a vida da minha carreira garantidamente e de Portugal porque é um país de mulheres cozinheiras e é importante elas usarem um bocadinho da minha energia para seguirem o seu caminho”, afirma Marlene Vieira, confessando que a sua primeira estrela “é um grande peso que eu tinha às costas”. “Isto é um prémio de carreira que eu adiei muitas vezes porque não quis abdicar de outras coisas na minha vida”, continuou, referindo-se à sua filha de nove anos, e afirmando que “é preciso ter muita coragem para deixarmos os nosso filhos com outras pessoas”. (Jornal Observador)
Ao todo, são assim oito os novos restaurantes com uma estrela Michelin em Portugal, fazendo a lista subir para 38. O 100 Maneiras, do chef Ljubomir Stanisic, perdeu a distinção. Quanto aos Bib Gourmand, a lista de 37 subiu e ganhou mais cinco: o Canalha (João Rodrigues, Lisboa), Contradição (Óscar Geadas, Bragança), Oma (Luís Moreira, Porto), Pigmeu (Miguel Azevedo Peres, Lisboa) e Terruja (Diogo Caetano, Alvados). Já os recomendados, foram divididos em três, por regiões, apresentados numa lista de 35, contando com nomes como Seixo by Vasco Coelho Santos (Vasco Coelho Santos, Tabuaço), Izakaya (Tiago Penão e Isaac Jorge Penão, Cascais) e Cavalariça Évora (Catalina Viveros e Bruno Caseiro, Évora).
A segunda gala do Guia Michelin português contou ainda com três prémios especiais: o Prémio Chef Jovem foi entregue a José Diogo Costa, do William, com uma estrela, no Funchal; o Prémio Melhor Sommelier foi atribuído a Marc Pinto, do Fifty Seconds, com uma estrela, em Lisboa; o Prémio Sala foi entregue a Nelson Marreiros, do Ocean, com duas estrelas, em Porches.
“Espero ajudar Portugal a espalhar os seus sabores pelo mundo. Acho que Portugal merece este posicionamento. Acho que a nossa cozinha é especial, mas agora há que estar ao nível dos melhores do mundo. É preciso atrevimento e coragem, mas quero ir sempre com a bandeira às costas” (Sic Notícias)
A chef Marlene Vieira foi colaboradora da RDP Internacional durante algum tempo em 2023, trazendo receitas à antena e ao nosso site, em programas conduzidos por Miguel Peixoto.
Ficam aqui algumas dessas receitas:
Os cupcakes da Chef Marlene Vieira
Chef Marlene Vieira hoje sobre a empada