Único membro fundador ainda nos GNR e principal compositor da banda, Tóli César Machado está de regresso a solo com um single que anuncia um novo álbum, de título “Noir”, a editar no último trimestre do ano.
Para dar a voz a “Calipso Amor”, Tóli César Machado convidou Ela Vaz, cantora com ligações à música popular e ao fado. Ela Vaz é a cantora residente e convidada especial deste disco, para quem o músico compôs especificamente. Tóli César Machado considera que ela “tem uma voz que não deixa ninguém indiferente, e aqui pode ouvir-se num registo mais pop.”
Com música de Tóli César Machado, “Calipso Amor” tem letra de Edu Mundo, que explica que esta canção aborda a necessidade do ressurgimento de um sentimento maior que arrebate as sensações consequentes de uma sociedade parca em empatia e de velocidades e consumos vertiginosos. Calipso, que significa ‘a que esconde’, é uma deusa-ninfa que aprisiona os que pela sua ilha passam, porém, o amor quer-se desapossado, sem apego: característica fundamental que só poderá emergir longe das tramas aprisionantes personificadas pela deusa.”
“Noir” vai suceder a “Espírito – Contrário da Escuridão” (de 2018), o álbum que marou a estreia a solo de Tóli César Machado.
João Pedro Bandeira