“O Que Fomos E O Que Somos” é o single com que Lena d’Água começa a desvendar o seu novo álbum a editar no último trimestre do ano, todo ele da autoria de Pedro da Silva Martins, reeditando assim a parceria encetada em 2019, quando a cantora pôs cobro a uma longa ausência, com o álbum “Desalmadamente”.
O disco, aclamado pela crítica, valeu-lhe dois Prémios Play – de “Melhor Artista Feminina” e “Prémio da Crítica” – e o Prémio José Afonso.
Na realidade, e indo um pouco mais atrás, esta parceria começou dois anos antes com a ida da cantora ao Festival da Canção com um tema precisamente de Pedro da Silva Martins, ex-Deolinda e atual membro e compositor dos Cara de Espelho.
Lena d´Agua diz que quando canta este “O Que Fomos E O Que Somos” fecha os olhos e vê a sua vida a passar, como se avançasse num túnel onde, de quando em quando, sobe à luz da superfície para respirar. “Essa luz onde encontro os que eu amo e que me amam.”, afirma.
O tema conta com Pedro da Silva Martins e Luís José Martins (guitarras e coros), Nuno Prata (baixo e coros), Miguel Ferreira (teclados e coros) e Sérgio Nascimento (bateria, percussões e coros )
João Pedro Bandeira