12 anos sem um disco novo de originais! Uma vida! Um longo hiato que chega agora ao fim: Jorge Palma está de regresso com o álbum que se intitula precisamente “Vida”, a editar na próxima sexta-feira. O primeiro single, a faixa-título, foi hoje mesmo revelada.
A canção foi escrita numa noite em que Palma estava sozinho na sala de sua casa. Pegou na guitarra acústica e a “coisa saiu”. Entretanto, convidou Júlio Pereira para tocar outras duas acústicas e entregou a Filipe Melo o arranjo de uma pequena orquestra de câmara. Ele atirou-se com “unhas e dentes” e o resultado é o que se pode ouvir.
Esta canção tinha sido escrita antes de entrar em estúdio e estava incompleta. Depois de terminada, Jorge Palma percebeu que fazia todo o sentido dar o seu nome a este disco. E ficou “Vida”, porque não? “Porque sim!”
Desta vez, o processo de estúdio foi mais longo que em gravações anteriores. Estando nos últimos anos dividido entre o estúdio e os concertos, Palma conta que “o estúdio é como um laboratório, um lugar onde temos de aperfeiçoar a afinação, a dicção, tudo”, salientando que é nesse espaço que encontra o complemento para o gozo que tem em estar em palco. Para ele, um álbum é uma coisa muito especial, é um marco que representa sempre um período da sua vida e que, invariavelmente, se inspira nas suas vivências para criar canções-
Esta é novíssima! 72 anos, mais de 50 de carreira, eis a nova “Vida” de um mestre da nossa canção: Jorge Palma
João Pedro Bandeira