Quando A Garota Não participou no recente espetáculo “Liberdade25” de Sérgio Godinho, surpreendeu tudo e todos e, principalmente, o próprio, com a canção que acaba de ser editada e que aqui trazemos hoje: “Diga 33”, um tema de celebração da liberdade, foi feita a partir de 33 títulos de canções de Sérgio Godinho.
Distinguida este ano com o Prémio José Afonso, Cátia Mazari Oliveira, A Garota Não, escolheu precisamente, e não por acaso, dia o 25 de abril para lançar esta canção.
Demos-lhe a palavra: “Pedi ao Sérgio Godinho 33 títulos emprestados, resinificaram-se caminhos, juntaram-se parentes de sentimento. Se a Liberdade é a chamada, nunca mudemos de assunto”.
E diz mais: “Perguntaram-me o que era para mim a Liberdade. Lembrei-me de algumas respostas poéticas, falei de campos de flores a perder de vista, árvores com baloiços, pássaros em voo aberto. Saíram-me rios e ondas dos olhos, lembrei-me de alguns livros. Depois reparei que há outras margens de liberdade: viver sem dívidas, estender culpas e remorsos ao sol, deixarmos de pensar que podíamos ter feito melhor. Às vezes podíamos. A maior parte das vezes não. À liberdade também ajuda que coloquemos os nossos preconceitos todos num tanque e os lavemos bem com sabão azul e branco. E que sequem ao vento”
João Pedro Bandeira