Com músicas compostas desde julho de 2024 a setembro de 2025, “Stretch” é o novo álbum do grupo de Francisca Cortesão, Minta & The Brook Trout.
“Fui compondo, fomos ensaiando, fomos gravando, fomos lançando as músicas, fomos mudando de ideias acerca de arranjos, estruturas. Até acerca do nome da criatura. Quando começámos o processo de ensaiar a gravação das primeiras quatro canções que vieram a fazer parte deste disco era de todo impossível imaginar o todo que agora se completa”, refere Francisca Cortesão sobre o processo de criação deste álbum.
A Francisca Cortesão, juntam-se a baixista Mariana Ricardo (que co-produz o disco), Margarida Campelo (teclados), Tomás Sousa (bateria e percussões) e Afonso Cabral (guitarras e teclados) o mais recente elemento do grupo sendo este “Strecth” o primeiro disco em que participa.
E nele, há duas convidadas internacionais: as cantoras Shelley Short e Tamara Lindeman que assina como The Weather Station.
O novo single do disco é “Economy Clas”s. Segundo Francisca Cortesão “é uma música à superfície sobre andar de avião e é uma música também sobre o estado meditativo que às vezes, eu pelo menos entro, quando estou num avião… que é uma espécie de um não espaço e que dá às vezes para começar a fazer reflexões mais profundas e às vezes também não apetece… não apetece estar num avião a fazer reflexões profundas e é um bocadinho sobre isso a canção”.
João Pedro Bandeira