Leonor Baldaque começou a sua carreira muito nova, no cinema, como atriz de Manoel de Oliveira. É também autora de romances escritos em língua francesa e publicada por prestigiadas editoras francesas. Simultaneamente, desenvolve em Portugal a sua carreira de cantautora, com canções e poemas até agora em inglês, de sua autoria.
O seu primeiro álbum, “A Few Dates of Love”, foi foi lançado o ano passado, ano que foi editado seu primeiro romance traduzido para português.
Agora, Leonor Baldaque oferece-nos “Uma Lua”, a primeira canção que canta na em português. Pela primeira vez também, a artista escolheu produzir uma canção, colaborando com Cláudio do Lago Tavares (baterista dos Glockenwise).
Com uma sonoridade alt-pop / dream pop, “Uma Lua”, nas palavras de Leonor Baldaque, “surgiu do nada, ou deste tudo, numa tarde quente, em Portugal, quando estava prestes a partir de novo. São as canções que decidem por mim, quando elas me vêm buscar, em que língua vão falar. “Uma Lua” é como uma amarra a Portugal que diz: eu também te sei aqui.
Fala dessa lua de Agosto, essa lua que se insinua até mim nas noites longas de Verão, essa lua que é como um espelho e uma testemunha. Os Verões portugueses são, desde há uns anos para cá, um universo que me parece quase um infinito de possibilidades”.
João Pedro Bandeira