Já lá quase 20 anos desde a edição do único disco dos Pluto. “Bom Dia” já data de 2004 e, era na altura, uma nova banda criada por dois membros dos então recém-extintos Ornatos Violeta, Manel Cruz e Peixe.
A quebrar este longo jejum, os Pluto estão de volta com o single “Túnel” que fala sobre “a energia que subjaz a qualquer ação humana, independentemente do propósito moral. Uma força em si, que pode ser utilizada para qualquer fim”, explica Manel Cruz, acrescentando: “se o caminho do sentir se afigura tentador por representar uma pulsão vital, é perigoso esquecer que o sucesso de uma ação é também determinado pela forma como dela se regressa – se nos fizer sentir, vence o que nos trouxer”.
Além da já referida dupla, os Pluto integram ainda Eduardo Silva e Ruca Lacerda.
Dois anos após o álbum de estreia, interromperam a atividade devido ao compromisso com outros projetos. Apesar da vontade em continuarem, o regresso aos palcos acabou por só acontecer em 2022, num concerto de celebração no Maus Hábitos, no Porto. Desde aí, e a par de alguns concertos ocasionais, a banda voltou a compor. E aí está o primeiro fruto desse trabalho de composição: este “Túnel”, com letra e música de Manel Cruz.
João Pedro Bandeira