Com o EP com que se estreou o ano passado, Beatriz Rosário chamou a atenção de meio mundo para uma música que, partindo do fado que o avô lhe mostrou, abraça outros caminhos, sobretudo o pop, o hip-hop e o r&b que ouvia.
Todas essas referências da linguagem urbana definem a sua singularidade, sem desrespeitar o fado e os seus costumes. Como se percebe no novo single, “Maria”, uma “Maria” que não se esconde nas fragilidades, mas faz delas forças; uma “Maria” que todos os dias se transcende para triunfar e transformar a sociedade. A matéria que corre na artéria de quem celebra a feminilidade, consciente das dificuldades ainda hoje enfrentadas pelas mulheres, quando a sociedade lhes oferece a dupla responsabilidade de trabalhadora e mãe, para devolver em troca um papel secundário.
O tema foi composto e produzido pela dupla Ariel e Migz, e é da autoria de Beatriz Rosário, Ariel, Migz, Tyoz e Xtinto e conta com a presença da guitarra portuguesa de Bruno Chaveiro.
Este “Maria” sucede a um dueto com Fernando Daniel, de título “Metade”, e antecipa o álbum de estreia de Beatriz Rosário, aguardado até ao final do ano.
João Pedro Bandeira