Estreou-se, com algum sucesso, em 2013 com o álbum “Dentro”, a que se seguiu, em 2018, novo álbum, de título “Estrangeira”.
Entretanto, editou um single em 2020, “Falo Com Deus” e agora o regresso, que se faz acompanhar por mudança no nome artístico. A bracarense Cati Freitas deixa o apelido de lado e é apenas como Cati que lança o tema “Flutuar”, primeiro avanço do álbum que irá editar em 2024.
O disco virá também em forma de um livro e é fruto de um processo de reflexão que surgiu quando Cati sentiu encontrar mais peças soltas do puzzle da sua vida. É uma construção orgânica e partilhada sobre o lugar onde residem a força, os dilemas, as dores e as angústias, dos quais a artista fez um trampolim para chegar ao que tem de mais íntimo.
Cati diz que “Flutuar”, “fala de uma mulher que renasce para si mesma através das suas histórias de amor. Muitas vezes, vivemos amores que nos desafiam a escutar a voz do coração. “Flutuar” é, por isso, um grito de liberdade de entrega a esses sentimentos intensos que ora nos desorganizam, ora nos fazem querer fazer parar o tempo para desfrutar de uma plenitude. “Flutuar” nasce de sentimentos avassaladores e disruptivos, que nos desorganizam por dentro mas que vêm com o objetivo de nos trazer leveza e um riso à toa. Uma plenitude. Um tempo que pára para reconhecer e desfrutar”.
João Pedro Bandeira