“Olá Solidão” de 2021 deu o pontapé de saída para o novo e terceiro álbum de Os Quatro e Meia, com edição prevista para o último trimestre do ano. A este, dois anos depois, junta-se agora mais um single, “Na Escola”, uma canção que tinha sido apresentada ao vivo, pela primeira vez, no histórico concerto do ano passado, a dia 25 de junho, no Estádio Cidade de Coimbra, frente a 17 mil espetadores, naquele que é o maior concerto do grupo até à data. Feito que será, seguramente, ultrapassado no próximo dia 4 de novembro, no Altice Arena de Lisboa.
Segundo Os Quatro e Meia, “Na Escola” é, por um lado, um elogio a tudo aquilo que aprenderam dentro das salas de aulas pela mão dos professores, a quem tanto devem uma homenagem. Por outro lado, é a constatação de que muitas questões mais objetivas e, sobretudo, relacionadas com as nossas capacidades sociais, só se respondem observando, questionando e vivendo para lá das paredes de uma escola.
Segundo os seis elementos desta cada vez mais bem sucedida banda, a sagaz e acutilante mente das mulheres tem sido e continua a ser um dos maiores mistérios para eles. E, porque tudo o que é desconhecido ganha contornos de aventura, esta é uma música de natural encanto pelos segredos da mente feminina e de admiração sincera pelas mulheres das suas vidas.
“Na Escola” tem produção de João Só e arranjos de cordas e sopros do saxofonista João Martins para um grupo formado ainda por Pedro Carvalho (violino), Mateusz Stasto (viola), Raquel Ribeiro (violoncelo), Ricardo Matosinhos (trompa) e Rui Pedro Silva (trompete).
João Pedro Bandeira