Sobremesa tradicional portuguesa à base de açúcar e ovos, o toucinho do céu é daquelas iguarias que nos deixam nas nuvens. A receita inclui ovos e farinha de amêndoa, e o resultado pede um bom Porto para acompanhar. A qualquer hora do dia.
A chef Andreia Moutinho lembra, no Café das 3, que há muitas receitas de Toucinho do Céu, de tal maneira que seria possível realizar um roteiro das mesmas passando por vários pontos de Portugal. E desafia os ouvintes a enviem-nos as receitas da avó para as compararmos. Uma coisa é certa, em princípio, em nenhuma delas o bolo leva toucinho. Particularidades da gastronomia portuguesa.
Esta é a primeira das receitas que a chef traz a esta rubrica da RDP Internacional, em que é mesmo preciso usar um termómetro. Até porque 115 graus centígrados são a mesma temperatura em Portugal, em França, na Austrália ou nos Estados Unidos.
Se não sabe, também tem de aprender a fazer o ponto de estrada, aquele em “no tacho, quando puxa a colher, fica uma estrada”. E não se esqueça de colocar o forno a apenas 150 graus, de forma a que o seu Toucinho do Céu fique enqueijado.
Aqui estão a receita, os conselhos de Andreia Moutinho e o programa:
Toucinho do Céu
Ingredientes:
Açúcar 600gr
Água 200gr
Amêndoa moída sem pele amêndoa 300gr
Gema de ovo 20 unidos
Canela em pau q.b
Raspa de limão q.b
Levar a água e o açúcar com a canela ao lume até ponto de bola mole (115º C).
Misturar a amêndoa com as gemas e a raspa de limão.
Ligar a calda à amêndoa e levar ao lume até ponto de estrada.
Colocar numa forma untada com papel vegetal no fundo.
Cozer a cerca de 150º C durante 20 minutos.
Deixar arrefecer.
Desenformar e polvilhar com açúcar em pó.