Paulo Cafôfo, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, deixa a sua mensagem de Natal a todos os emigrantes portugueses pelo Mundo.
(…) Quero, nesta altura de comunhão e celebração, expressar a minha profunda admiração e deixar um forte abraço a todas as Portuguesas, a todos os Portugueses e lusodescendentes. Aos mais jovens, aos de mais idade. Aqueles que nasceram, mas também às famílias e amigos dos que nos deixaram em 2022. Recordo com pesar as vítimas portuguesas das enxurradas em Las Tejerias, na Venezuela, e mais recentemente na explosão na ilha de Jersey. Aos Portugueses que passam dificuldades e aos que se encontram em situação de reclusos no estrangeiro.
Uma palavra de reconhecimento a todas as mulheres e homens que defendem e promovem a nossa língua, professores e leitores, importantíssimos na preservação do legado da nossa memória e da nossa identidade e na divulgação da língua e cultura portuguesas pelo mundo.
Uma saudação especial também a todas e a todos os funcionários que compõem a nossa rede diplomática e consular. O seu trabalho e dedicação é essencial no apoio às Comunidades portuguesas, ajudando a fazer um Portugal mais próximo dos seus cidadãos, onde quer que se encontrem.
Um bem-haja a todas e a todos os que também têm responsabilidades na diáspora, onde se incluem os representantes de instituições associativas que fazem um trabalho extraordinário, contribuindo para a integração dos Portugueses no estrangeiro.
E um abraço sentido a todos os que passarão o Natal longe do seu país e das suas famílias.
Da minha parte tudo farei por manter bem viva a nossa cultura, a nossa língua e a nossa herança, ancoradas pelo sentimento de ser português, um sentimento de pertença e identidade que nos liga aos muitos milhões de Portugueses e lusodescendentes espalhados pelo mundo.
A todas e todos, desejo um Feliz Natal e um excelente 2023.