Antes da estreia que agora ocorre, a jovem Catarina Leite deu-se a conhecer ao integrar o grupo de cantoras que acompanhou Maro na Eurovisão em “Saudade, Saudade”. Também a vimos e ouvimos em concertos de Carolina Deslandes.
Mas sua história publica, começou há 9 anos, no The Voice Kids. Uma data que a jovem não esqueceu a ponto de ter lançado o single de estreia na mesma data da prova cega de 2014 onde cantou Angel”, de Sarah McLachlan: 28 de setembro.
Carolina Leite agora é Latte. E “Guarda-me Só Mais Hoje” é o seu single de estreia. Com produção de Fred Ferreira, o tema será incluído no álbum de estreia a lançar no próximo ano.
Latte conta que “esta canção começou a surgir rigorosamente no dia 02 de janeiro de 2022, à noite, e foi terminada na noite seguinte”. Ao rever gravações desses dias, em algumas delas, Latte ouviu-se a chorar. Lembra-se que estava muito triste e que o poema surgiu em tom de desabafo, de alguém que se sentia sozinha e queria por perto alguém que abraçasse o choro, a dor e que consolasse essa solidão.
Diz que “hoje em dia revê nesta canção todas as pessoas que fazem parte da sua vida num lugar muito próximo, que ‘abraçam estas lágrimas’, a quem pede que não saiam, que fiquem para amparar sempre que preciso”.
Estudou Jazz e Música Moderna na Universidade Lusíada, andou no Hot Clube mas quer explorar o pop, e garante que um dia se vai aventurar nas rimas do hip-hop. Toca guitarra, dá uns toques de ukelele e de piano. Onde se sente mais confortável é a escrever poemas.
João Pedro Bandeira