O esperado “Caos” finalmente chegou… “Caos” é o novo álbum de Carolina Deslandes e o seu lançamento fez-se acompanhar de dois singles, “Conta-me ” e “Saia da Carolina”.
Coincidindo com o dia Dia Internacional da Mulher, numa afirmação feminista, “Saia da Carolina” é uma reinvenção de um tradicional nascido entre a Galiza e o Norte de Portugal. A letra foi adaptada pela própria cantora, que contou com o apoio de Diogo Clemente na melodia.
Na sua infância, a artista ficava muito zangada por causa da saia da Carolina, ela que não gosta de a usar. E a letra levou uma grande volta: o lagarto pintado “dá ao rabo” e a mensagem é de empoderamento das mulheres. A autora quer falar de uma “Carolina que questiona a educação patriarcal e religiosa e que não cabe nesse molde”.
No vídeo, da autoria de Carlos Marta, os elementos do folclore tradicional misturam-se com os modernos fatos e hoodies, nesta que é uma adaptação de um canto popular transformado em crítica social. Por outro lado, como explica Carolina Deslandes, o tema tem um ambiente muito português, de “tasca, com vozes a falarem por trás da canção”.
Neste tema, que tinha sido apresentado com outra roupagem ao vivo nos Coliseu dos Recreios, Carolina Deslandes é acompanhada por Feodor Bivol (guitarra), Rodrigo Correia (baixo e cavaquinho) e Luís Delgado na percussão, e conta com a voz adicional de Diana Castro.
“Caos” que, como confessa, espelha a “confusão dos últimos três anos da sua vida”, conta com 14 canções e a colaboração especial de Carlão e Bárbara Tinoco.
João Pedro Bandeira