A África do Sul entra em estado de calamidade, por causa da crise provocada pelos cortes diários de energia elétrica, entre outras questões. Ontem no parlamento, na Cidade do Cabo, o presidente sul-africano anunciou várias medidas, incluindo a nomeação de um ministro da eletricidade. A crise no país, a corrupção, tem empurrado muita gente para a emigração, incluindo muitos luso-descendentes. O conselheiro das comunidades em Joanesburgo explica o que muda com a declaração do estado de calamidade. Acredita que vão ser apresentadas mais medidas, mas não está confiante em grandes melhorias. Pode ouvir aqui.
Outros assuntos deste jornal:
– A Associação Também Somos Portugueses aplaude a proposta do PSD para o alargamento do voto por correspondência às eleições presidenciais e europeias.
– O PSD entregou hoje no parlamento as suas propostas de alteração à lei eleitoral. Incluem o alargamento do voto por correspondência às eleições presidenciais e europeias.
– No projeto de lei do PSD, para o alargamento do voto postal às presidenciais e europeias, mantém-se a obrigação de envio de fotocópia do Cartão de Cidadão.
– Há exatamente um ano terminava a contagem dos votos dos portugueses no estrangeiro, mas as eleições tiveram de ser repetidas na emigração na Europa.