No Reino Unido com todos os votos contados e publicados em editais nas missões diplomáticas portuguesas, a lista “Plataforma Independente” é a vencedora das eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas, ao eleger 5 dos 6 conselheiros.
Eleições que foram contestadas pelas outras duas candidaturas que estavam na corrida às urnas no domingo, 26 de Novembro, a Lista pela Mudança. liderada por Pedro Xavier, que foi eleito conselheiro, e pela lista Unir para o Futuro, liderada por Jorge Szabo, que não elegeu não elegeu nenhum candidato.
Reclamações com base em alegadas irregularidades enviadas à Comissão Nacional de Eleições e Tribunal Administrativo que, devido à matéria em causa, foram enviadas para Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades, que está a analisar a situação.
De consciência tranquila, António Cunho, conselheiro reeleito, é perentório, a equipa da Plataforma Independente fez o trabalho de casa.
Já com os olhos postos no trabalho que os conselheiros têm pela frente, António Cunha lança o desafio: divulguem e falem da importância do recenseamento.
Os cadernos eleitorais fecham a 10 de janeiro e quem não estiver recenseado não pode votar nas legislativas de 10 de Março.
Pode aprofundar este e outros assuntos no Jornal das Comunidades.