“Piano Para Piano” nasceu depois de uma encomenda do Festival de Piano em Vila Nova de Cerveira e junta Rodrigo Leão à sua filha Rosa de 19 anos.
Rodrigo Leão criou “diálogos a partir de dois pianos”, aos quais foram adicionados arranjos, num dos casos até, de um trio de cordas, missão que ficou a cargo da filha mais nova, Sofia.
O músico começou por fazer “umas bases simples” para tocar e, por cima delas, foi compondo “melodias um pouco mais difíceis” para as filhas tocarem com ele. Diz que , no início, parecia-lhe estranho, mas depois as peças começaram a juntar-se e tudo passou a fazer sentido e a fluir naturalmente. Nasceram assim os primeiros temas de “Piano Para Piano”.
Desde Outubro de 2022 que começou a trabalhar nestes novos temas e, apesar de quase todos terem sido pensados para dois pianos, acabou, mais tarde, por nalguns incluir sons de cordas, loops e, noutros, uma vertente mais eletrónica.
Acabou por ser um disco onde encontrou novas inspirações e influências, algumas em Goa, graças ao convívio permanente com esta nova geração.
Para ele, “fazer este disco foi uma felicidade”. E dele, já saíram três singles: “Jagoz”, “Fazel” com o músico afegão a residir em Lisboa, Ustad Fazel Sapand e, o mais recente, “Pandu”.
João Pedro Bandeira