Vamos descobrir pessoas e lugares, até dos que existem apenas em contos ou lendas. Um convite à descoberta de património cultural em destinos escondidos, um impulso para ir e voltar, com Rui Gomes.
também disponível
Terminamos a semana num dos mais bonitos jardins portugueses e, seguramente, da Europa.
Hoje vamos caminhar num jardim de Braga, do Palácio dos Biscaínhos. Não é dos maiores, nem muito conhecido, mas é muito bonito.
É uma das mais icónicas igrejas portuguesas, a de Santa Maria em Válega. É um dos lugares mais visitados na região de Ovar devido à decoração com azulejos.
Hoje e amanhã vamos visitar duas igrejas no concelho de Ovar, cujas imagens estão disseminadas nas redes sociais. Uma delas é a igreja matriz Santa Marinha de Cortegaça.
Esta semana vamos caminhar por postais ilustrados. Um dos mais interessantes é a singular capela da Senhora da Lapa, numa gruta, no concelho de Vieira do Minho.
Terminamos a semana à sombra do Cedro de Runa. Tem mais de 140 anos e está classificado como Árvore de Interesse Público.
Várias oliveiras com mais de mil anos fazem parte da paisagem urbana de Serpa e da memória de alguns bairros.
Hoje vamos à procura de uma árvore muito especial.
Uma das lendas mais interessantes da aldeia histórica de Idanha-a-Velha é a do freixo do rei Vamba.
Hoje vamos a Águas de Moura conhecer o sobreiro assobiador.
O nome deve-se ao som das muitas aves que se protegem na copa ao final da tarde.
Portugal foi um dos primeiros países europeus a proteger árvores monumentais. Esta semana vamos conhecer algumas e começamos com a tuia gigante no Parque da Pena em Sintra