A primeira amostra do álbum novo de Salvador Sobral, a editar a 29 de Setembro com o título “Timbre” é de luxo. O músico convidou para um dueto o reconhecido e premiado cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler. Juntos, gravaram “Al LLegar”.
“Todos los propósitos cambian de forma al llegar”, algo como “todos os propósitos mudam à chegada”.
Foi a partir deste ditado que surgiu a canção. A letra assenta na ideia de que há um sonho novo a surgir sempre que um outro se cumpre, como sucede com o próprio Salvador Sobral que aqui cumpre o sonho de gravar com Jorge Drexler, um dos artistas que mais admira.
A canção foi construída quase em forma de esqueleto com o companheiro Leo Aldrey. Salvador enviava-lhe uma frase e ele respondia com outra, como num diálogo. Foi um processo de construção muito semelhante ao que se passa numa conversa entre duas pessoas. Talvez por isso mesmo, tenha sido claro desde o início que teria de ganhar forma num dueto.
Quando compuseram o tema, tornou-se também, claro, ainda que de modo involuntário, que ele ia beber muito ao universo musical de Drexler. Embora a vontade de ambos em gravar fosse muita, o processo foi demorado devido a incompatibilidades de agenda até que um dia, em Madrid, surgiu a oportunidade e ele e aí está: “Al LLegar” com Salvador Sobral e Jorge Drexler. Fará parte do quarto álbum de estúdio do músico português, juntamente com mais 10 originais, quase todos feitos em parceria com Leo Aldrey, que assina também a produção do disco.
João Pedro Bandeira