No próximo sábado, dia 21, às 17h20, Mário Costa vai conversar com o vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, sobre o 42º Festival de Gastronomia de Santarém.
Está quase a começar o 42º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, este ano com o mote: Tradição com Sabor a Futuro. Gastronomia, artesanato e diversos momentos de animação são alguns dos destaques da 42.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que decorre entre 27 de outubro e 5 de novembro. Esta edição pretende preservar e celebrar as tradições culinárias e gastronómicas do país, aliadas à inovação e modernidade na cozinha. Para ficarmos a saber tudo sobre o festival, João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de vem este sábado à RDP-internacional. Pelas 17h20, hora de Lisboa.
Santarém é sede de município, tem 58 671 habitantes que habitam 18 freguesias.
O município é limitado a norte pelos municípios de Porto de Mós, Alcanena e Torres Novas, a leste pela Golegã e pela Chamusca, a sueste por Alpiarça e Almeirim, a sul pelo Cartaxo, a sudoeste pela Azambuja e a oeste por Rio Maior.
A fundação da cidade de Santarém reporta à mitologia greco-romana e cristã reconhecendo-se nos nomes de Habis e de Irene, as suas origens míticas. Os primeiros vestígios documentados da ocupação humana remontam ao século VIII a.C.
A população do povoado teria colaborado com os colonizadores romanos, quando estes aportaram à cidade em 138 a.C. Durante este período tornou-se no principal entreposto comercial do médio Tejo e num dos mais importantes centros administrativos da província Lusitânia. Dos romanos recebeu o nome de Escálabis ou Scallabi castro.
Com as invasões dos Alanos e dos Vândalos, passou a ser designada por Santa Iria, donde posteriormente derivou o atual nome Santarém.
Passou para a posse dos mouros em 715, até que D. Afonso Henriques a conquista definitivamente em 15 de março de 1147, num golpe audacioso, perpetrado durante a noite com um escasso exército reunido pelo Rei de Portugal. Durante um breve período antes dessa conquista, a cidade foi sede de um pequeno emirado independente: a Taifa de Santarém. A cidade foi palco de inúmeras Cortes, mas foi perdendo importância para Lisboa.
Site do 42º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém
Facebook do 42º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém